Na Centro de Educação Sesc, o serviço de orientação educacional atua como um dos principais agentes responsáveis pelo desenvolvimento pessoal de aluno. É oferecido suporte à formação do estudante como cidadão, à reflexão sobre valores morais, éticos e à resolução de conflitos.

Ao lado dos  professores, o serviço de orientação procura  zelar pelo processo de aprendizagem e formação dos alunos. Enquanto o docente se ocupa em cumprir o currículo disciplinar, a orientação educacional se preocupa com os conteúdos atitudinais, o chamado currículo oculto. Nele, há aspectos, nos quais os alunos aprendem na escola, de forma não explícita, os valores e a construção das relações interpessoais.

A orientação educacional trata diretamente das relações humanas, os conflitos, frustrações, alegrias, tristezas e por esta razão, às vezes, se confunde com o atendimento psicológico. Esse equívoco deve ser evitado, pois a orientação educacional se aproxima mais do aspecto pedagógico do que da dimensão terapêutica do atendimento.

Normas de convivência

É fundamental para a qualidade do trabalho desenvolvido com os alunos, o cumprimento do horário preestabelecido de entrada e saída da instituição, a fim de colaborar com o bom desempenho dos estudantes em sala de aula.

São deveres dos alunos

  • Comparecer às aulas com pontualidade e assiduidade, participando com interesse das atividades escolares;
  • Zelar pela boa disciplina dentro e fora do Centro de Educação;
  • Levar à sala de aula, o material didático necessário às disciplinas do dia;
  • Respeitar e acatar as determinações dos funcionários e professores;
  • Entregar no prazo previsto todo e qualquer documento solicitado pela escola;
  • Indenizar o prejuízo, quando produzido por danos matérias, ao estabelecimento ou a objetos de propriedade de colegas, de funcionários ou professores;
  • Contribuir para a preservação do meio ambiente;
  • Entregar convites e circulares enviados aos pais;
  • Apresentar, na data combinada, as tarefas e pesquisas solicitadas pelos professores;
  • Levar, todos os dias, a agenda escolar;
  • Participar das atividades escolares devidamente uniformizados, bem como nas aulas práticas de educação física.

Ocorrências disciplinares e pedagógicas

  • Orientação;
  • Reorientação;
  • Comunicado de prevenção;
  • Advertência;
  • Afastamento;
  • Transferência compulsória.