Propiciar conhecimento vivo e contato direto com fenômenos e experimentos, sem desvincular o aprendizado da brincadeira e do divertimento. Esse é o propósito do Sesc Ciências em todo o Brasil.

Criado em 1987, o projeto populariza as ciências levando ao público uma compreensão distanciada do senso comum e uma aproximação do pensamento científico.

Em equipamentos e dispositivos, com o apoio de mediadores, são demonstrados fenômenos das mais diversas áreas do saber. Para o Sesc Ciência, o estudante é sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem.

O projeto desperta a curiosidade e proporciona a vivência fora da sala de aula, fatores imprescindíveis para o desenvolvimento e a formação de estudantes, professores e do público em geral.

Em Manaus, a coordenação do Sesc Ciência atua através da Sala de Ciências, que fica localizada na unidade Sesc Balneário (av. Constantinopla, 288, Alvorada).

O horário de funcionamento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Projetos Desenvolvidos

Visa estimular a iniciação científica na educação básica, construindo conhecimentos relacionados ao ensino da Física, Química e Biologia, através da exposição de experimentos.

Realizado em exposições que ocorrem de março a dezembro, busca disseminar os conceitos de ciências com crianças e adolescentes de  3 a 18 anos. Esta ação ocorre na Sala de Ciências do Sesc AM, em exposições itinerantes, em escolas públicas e particulares, tendo como público-alvo os alunos do Centro de Educação Sesc José Roberto Tadros e estudantes universitários.

 

Tem como objetivo contribuir com a divulgação científico-pedagógica das atividades voltadas ao ensino das ciências, através de exposições ligadas à temática científica. São utilizados equipamentos da Sala de Ciências e o reaproveitamento de resíduos sólidos para a elaboração de experimentos científicos, que representem a teoria estudada em sala de aula.

O projeto é desenvolvido em três edições, durante o ano, sendo cada edição alicerçada em uma área de conhecimento. No mês de abril, Biologia; julho – Química; e setembro – Física.

As Ações Educativas ocorrem por meio de exposições no espaço da Sala de Ciências, além de mostras itinerantes em escolas públicas e particulares, tendo como público-alvo os alunos do Centro de Educação Sesc e estudantes de universidades.

 

Visa compartilhar projetos científicos, por meio de exposição em forma de circuito, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O circuito é realizado através de exposições voltadas a alunos visitantes de escolas públicas, nas quais são apresentados equipamentos relacionados às Ciências. As exposições ocorrem mensalmente de março a dezembro, no Bosque da Ciência do Inpa.

 

Visam contribuir para a divulgação científico-pedagógica das atividades voltadas ao ensino das Ciências, através de exposições ligadas a uma temática científica. Utilizando-se de equipamentos da Sala de Ciências, para a elaboração de experimentos científicos que representem a teoria estudada em sala de aula. Ocorre nos meses de abril e outubro.

 

Busca reduzir os impactos, através da diminuição de resíduos sólidos, no meio ambiente. Identificou-se inicialmente que nos Restaurantes do Sesc havia em média o descarte anual de 360.000 copos descartáveis, a partir desta informação, o referido projeto propõe a reutilização deste material para exposição e utilização no plantio de mudas.

Em junho, na semana Internacional do Meio Ambiente, são realizadas as exposições de banners e de uma pirâmide feita com os copos, para a apresentação visual do quantitativo descartado, visando sensibilizar sobre o impacto ambiental. Nessa semana, será realizada a distribuição de copos plásticos permanentes para substituição dos descartáveis, como medida de promover uma mudança de habito dos clientes do Sesc AM.

 

Contribuiu com a disseminação conceitual e prática das temáticas relacionadas à ciência e tecnologia, através de exposições que agucem a curiosidade e o interesse de crianças e jovens sobre fenômenos científicos vinculados a recursos tecnológicos.

São utilizados equipamentos na Sala de Ciências e o reaproveitamento de resíduos sólidos para a elaboração de experimentos científicos que representem a teoria estudada em sala de aula.

A Sala de Ciências propõe levar à comunidade estudantil  manauara, de forma lúdica e acessível, o conhecimento tecnológico. Para isso, são realizadas atividades de transdisciplinaridade entre as Ciências da Natureza (física, química e biologia) através da exposição de banners, equipamentos e experimentos. Essa ação está prevista para ser realizada no mês de novembro, no espaço próprio da Sala de Ciências, além de exposições itinerantes em escolas públicas e particulares de Manaus, tendo como público-alvo alunos do Centro de Educação Sesc e estudantes das universidades.

 

  • Energia;
  • Transformando Lixo em Arte;
  • Prismas do Som;
  • A Matemática está em tudo e é para todos;
  • Ritmos do Coração.

 

  • Brincando com Física;
  • A ciência da Água;
  • Mágica ou Ciência.

 

  • Coordenação Local;
  • Professoras de área;
  • Estagiários/mediadores.

 

  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa);
  • Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed);
  • Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc AM).

Contatos

  • Email: sala.ciencias@sesc-am.com.br;
  • Fones: (92) 3198-2000, 2121-5397 ou 9 8416-7818.