EJA UMA ETAPA CONCLUÍDA O projeto “Uma Etapa Concluída – Dia da Família na Escola” tem o intuito de proporcionar aos concludentes um momento de confraternização e socialização no final de cada semestre letivo, juntamente com seus familiares, tendo em vista a importância da família na aprendizagem dos educandos, através da integração com a escola. O projeto é realizado no salão de eventos Zezinho Corrêa (Sesc Balneário) no final de cada semestre letivo, com os formandos do 3º ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), seus familiares e equipe pedagógica, operacional e administrativa. Neste evento, são realizadas homenagens aos educandos, sendo elas: destaques com entregas de medalhas e brindes, um cerimonial de colação de grau para a turma formanda e posteriormente um jantar é oferecido a todos os presentes. SESCNEW – JORNAL ESCOLAR O jornal tem como objetivo envolver as atividades do segmento escolar, num processo de interação interdisciplinar, ampliando o conhecimento sobre o gênero textual jornalístico com a estrutura de um jornal escolar, com produção própria dos alunos envolvidos para a divulgação das atividades desenvolvidas no Sesc AM. O público-alvo deste projeto são os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), turmas do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio. O jornal escolar SESCNEW tem suas atividades divididas em cobertura, no formato de vídeo e o jornal impresso. A primeira etapa se estrutura na preparação teórica dos alunos com os conteúdos programados inerentes ao jornal escolar e ao de Língua Portuguesa, tratando da prática da leitura e escrita, que se desenvolve em vários aspectos principalmente no trabalho de pesquisa, criação de textos, artigos de opinião, coleta de informações para as notícias, elaboração e construção de charges, tirinhas e quadrinhos, montagem de passatempo, organização de entrevista, culinárias, mensagens de incentivo e autoajuda, desde dicas úteis às notícias da escola, além de técnicas de captação de imagens, montagem de vídeos e fotos. A segunda etapa é focada na prática da escrita, elaboração dos textos para o jornal expresso e atividades das ações de cobertura, filmagem, produção e edição de vídeos, dos eventos que acontecem no espaço escolar. TRANSFORMANDO VIDAS O projeto Transformando Vidas visa orientar os discentes da EJA a respeito do mercado empreendedor e suas características legais, viabilizando o acesso ao conhecimento de ideias de negócios e geração de renda alternativa. Tem por objetivo proporcionar por meio de atividades empreendedoras, novas opções de vidas aos estudantes da educação de jovens e adultos do Centro de Educação Danilo de Matos Areosa. O projeto ocorre na última semana de cada semestre letivo, nos meses de junho e dezembro em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio das realizações de palestras e oficinas. CONVEST – SIMULADO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES Tendo em vista a realização de concursos/vestibulares e das possibilidades expansivas e potenciais, que se apresentam no mercado, porém pouco percebidas pelos alunos. Esse projeto objetiva preparar os discentes da EJA para a vivência de processos e sensibilizá-los para a continuidade dos estudos, possibilitando a melhoria da qualidade de vida e ascensão social. Tem como principal ferramenta de trabalho a realização de simulados com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a fim de simular um momento de avaliação semelhante às provas de concursos e vestibulares. Para o primeiro semestre de 2020, o projeto ocorrerá no mês de maio. No segundo semestre, será no mês de novembro. Haverá duas etapas em cada mês, correspondendo a um dia cada. A primeira corresponde à aplicação de três questões para cada disciplina, com exceção da Língua Portuguesa, que ocorrerá na segunda fase juntamente com a redação. Idiomas O projeto visa colocar o aprendizado em prática, de forma que os conteúdos estudados sejam aplicados em situações do cotidiano, em um ambiente extraclasse. Neste tipo de projeto, a conversação é o foco principal, uma vez que toda ação será mediada apenas com a utilização da língua estudada. Com o English Tour é possível desenvolver habilidades linguísticas, tais como: aprimorar a audição para o novo idioma e aperfeiçoar a fluência ao estabelecer um diálogo. O projeto tem como objetivo oferecer aos alunos mais uma possibilidade em desenvolver habilidades linguísticas, através de apresentações musicais no idioma estudado, seja em Libras, Inglês ou Espanhol. Ao longo da preparação, os participantes ampliam um estudo em torno do idioma, permitindo uma aproximação entre o aluno e o vasto vocabulário de expressões idiomáticas e gramaticais. O término deste projeto ocorre em um evento musical aberto ao público. Os alunos expõe tudo o que aprenderam ao longo do projeto e são avaliados por pessoas especializadas de cada área. Tem como finalidade proporcionar momentos de aprendizagem relacionados ao vocabulário estudado na língua inglesa, através de atividades educativas e lúdicas. Trabalha-se a socialização com os colegas de turma e a ampliação do conhecimento sobre os assuntos estudados em sala. O projeto também permite que cada aluno desenvolva as habilidades de falar e a compreensão auditiva, essenciais para o domínio do idioma. Na Gincana, a Língua Inglesa é aprendida brincando. O projeto incentiva a pesquisa, a prática e a socialização de temas transversais considerados relevantes para o desenvolvimento do ser humano enquanto cidadão do mundo. Os alunos abordam diversos temas, entre eles: saúde, educação e trabalho, meio ambiente, ética, entre outros.