Projetos escolares:  instrumento indispensável para motivar o aprender

O Ensino Fundamental é caracterizado por ser a etapa mais longa da Educação Básica (9 anos). Durante essa fase, os alunos passam por muitas mudanças relacionadas ao seu desenvolvimento físico, emocional, social, à sua capacidade cognitiva e à sua rotina dentro e fora da escola. É um período de grandes transformações!

Com esse olhar, sabemos que as crianças precisam de uma educação voltada ao desenvolvimento intelectual e social. Há escolas que ensinam conteúdos, outras educam através de projetos, que são capazes de semear conhecimentos, buscando a evolução da criança como ser integral, para que ela possa compreender o mundo, expressar-se e nele atuar.

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), valorizar situações lúdicas de aprendizagem, através de projetos, é valorizar experiências vivenciadas na Educação Infantil para a ampliação de experiências futuras.

A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber, visando ao desenvolvimento intelectual e à integração dos estudantes, neste período de grandes transformações.

O Centro de Educação José Roberto Tadros, como instituição educacional, realiza projetos que possibilitam um trabalho interdisciplinar, enfatizando além dos conteúdos conceituais, os procedimentais e os atitudinais. Nossos alunos se deparam com uma variedade de situações que envolvem conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises, argumentações e potencializando descobertas, desenvolvendo assim, a consciência crítica, o gosto pela leitura, o interesse pela matemática, bem como atitudes de respeito e cidadania, buscando sempre, fortalecer e cultivar práticas culturais direcionadas à realização de atividades, para o fomento de uma educação humana e de qualidade.

Levando em consideração a qualidade do ensino que ofertamos, elaboramos projetos voltados ao desempenho cognitivo socioemocional e cultural, tais como: “Histórias Brilhantes Contadores Fascinantes”, “Diferenças culturais apenas uma questão étnico-racial?”, bem como o “Matemática amiga”. Todos vinculados ao eixo do processo ensino-aprendizado, realizados mediante um percurso que nunca é fixo ou ordenado, mas como uma pedagogia que traduz, uma concepção de caráter potencializador da interdisciplinaridade. Nessa postura, a aprendizagem torna-se prazerosa, pois ocorre a partir dos interesses dos envolvidos no processo, da realidade em que estes estão inseridos, o que ocasiona motivação e satisfação em aprender.

Esta é a instituição que construímos, uma escola humana, capaz de compreender os desafios de seu tempo, na luta pelo melhor viver, reconhecendo fatos, gestos e unindo conhecimentos. Uma escola comprometida com as gerações futuras.