Entre os projetos do ensino médio do Centro de Educação Sesc destacam-se:

Semana Esportiva e Recreativa do Sesc – SER Sesc

A prática esportiva como instrumento educacional visa ao desenvolvimento humano e capacita os alunos a desenvolver as demais competências. Como instrumento pedagógico, tem sido uma ferramenta de suma importância no auxílio dos conteúdos escolares. Através da prática esportiva, os alunos se veem como agentes ativos e criativos no meio, capazes de se apropriar das manifestações corporais assim como de (re)cria-las. Portanto, muito mais do que as aulas de Educação Física, nas quais os alunos tem um convívio maior entre si, é preciso que eles conheçam suas potencialidades, fraquezas, vitória/derrota, sucesso/fracasso, honestidade/desonestidade, individual/coletivo e tudo que se refere a jogos e esportes.

A Escola Sesc acredita que valores como socialização, responsabilidade, cooperação, respeito, liderança, personalidade, persistência e vida saudável podem ser alcançados por meio de tais práticas. O Centro de Educação é um importante elemento humanizador para a preparação de crianças e jovens na vida em sociedade.

O SER Sesc tem a duração de uma semana e conta com atividades poliesportivas e recreativas para os diversos segmentos da instituição, os alunos participam de forma democrática, representando suas respectivas turmas e  realizando competições entre si. As equipes participam obedecendo regras e normas da competição.

Music ‘N’ Arts Festival

O objetivo do projeto é promover o aprendizado da língua inglesa, por meio das múltiplas linguagens artísticas (teatro, música, dança), possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias a cada faixa etária do Ensino Fundamental 2, apropriando-se da comunicação, da socialização, da capacidade de trabalhar em grupos e do respeito ao próximo.  

Família e Escola parceiros da vida – “Dia da Família na Escola”

A família é uma mais antigas parceiras da educação. A relação entre pais, filhos, irmãos é um longo processo de ganho de conhecimento, no qual cada um sempre tem algo para aprender ou ensinar. A família é crucial para a boa educação e desenvolvimento do indivíduo, mas também, para a formação de cidadãos mais ativos e conscientes; assim como é a escola. Nesta perspectiva, o Ministério da Educação e Cultura instituiu oficialmente, o “Dia nacional da Família na Escola”, tendo como lema: “Um dia para você dividir responsabilidade e somar esforços”, que visa:

  • Promover a participação efetiva da comunidade escolar, através da parceria com os pais, buscando criar uma convivência de qualidade e harmoniosa entre a família e escola;

 

  • Valorizar o convívio familiar na escola, como elemento fundamental para construção de uma sociedade harmoniosa;

 

  • Reconhecer a escola como espaço privilegiado para a aprendizagem e uma postura de atitudes que promovam a boa convivência em família.