Objetivo da Educação Infantil:

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 5 anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (LDB, art. 29).

1. Avisos Importantes:

  • Gestora da Escola: Ana Rita Fadel Arruda;
  • Coordenadora da Ed. Infantil: Adriana Teixeira Gomes;
  • Telefone da escola: 2121-536;
  • Apresentação das Professoras;
  • Horários:

MANHÃ

  • Entrada: 7h10;
  • Início da aula: 7h20;
  • Saída: 11h20.

Obs.: Com tolerância até às 7h30.

TARDE

  • Entrada: 13h10;
  • Início da aula: 13h20;
  • Saída: 17h20.

Obs.: Com tolerância até às 13h30.

2. Parceria Escola x Família

3. Período de adaptação:

  • Será entregue um informativo com datas e horários diferenciados dividindo a turma em dois grupos;
  • Orientações quanto à mudança de comportamento da criança nesse período de adaptação;
  • Evitar trazer a criança no colo estimular que vá caminhando para sala de aula;
  • Baile de carnaval Infantil: 21/02/2020 na Quadra de Esportes, às 18h. Neste Dia, Não Haverá Aula.

4. Dinâmica de trabalho do professor:

  • Sequência;
  • Projetos;
  • Atividades diversificadas.

5. Orientações Gerais:

  • Plantão Pedagógico Bimestral e Relatório de Observação semestral;
  • Solicitação da presença dos pais em situações específicas;
  • Entrega das crianças para terceiros e saídas antecipadas – informar via agenda, manter os telefones atualizados; Tolerância de 10 minutos de atraso na entrada e saída;
  • Uniforme: Uso obrigatório em todos os dias da semana e devidamente identificados;
  • Materiais de uso diário identificado:
  1. Mochila: trazer dentro da mochila a agenda, copo (fazer higiene e troca quando necessário), toalha de rosto para banho, sandália de dedo e um uniforme extra completo, inclusive calcinha e cueca;
  2. Lancheira: trazer dentro da lancheira uma toalha pequena para o lanche; (não esquecer de identificar os recipientes de dentro da lancheira);
  3. Agenda:
    – Recados na agenda (devem ser assinados diariamente);
    – Verificar sempre os avisos, recados ou autorizações;
    – Preencher e atualizar os dados na agenda;
    – Ressaltar o termo de compromisso exposto na agenda.
  • Material Escolar- será utilizado para realização das atividades pedagógicas coletivas e individuais desta forma no final do ano será devolvido os materiais de uso individual (tesoura , avental, pastas e livros didáticos);
  • Livros didáticos – ficarão na escola e serão trabalhados de acordo com o planejamento diário e enviados para a casa quando necessário (organização e cuidados com os livros);
  • Atividade para casa – participação e entrega no prazo estipulado;
  • Motivação e estímulo – respeitar o limite da criança, evitar comparações. Oferecer acompanhamento permanente nas atividades e pesquisas enviadas;
  • Educação Física: uniforme (tênis, short e blusa da escola). 1 (uma) aula durante a semana.
  • Inglês: 1 (uma) aula durante a semana.
  • Em caso de doenças (febre, gripe, alergias, etc.) não trazer a criança para a escola. Também não administramos medicamentos.
  • Brinquedos – Orientamos não trazer brinquedos, somente quando forem solicitados e/ou outros objetos que possam prejudicar o desenvolvimento das atividades como: Maquiagens, celulares, joias, livros infantis para pintar e aparelhos eletrônicos. A escola não se responsabilizará pelo extravio dos mesmos.
  • Atraso: Os atrasos serão registrados na agenda, após o terceiro registro no mês corrente o aluno retornará para casa;
  • Atestado Médico: As faltas serão justificadas (e não retiradas) mediante o atestado médico.
  • A Escola não autoriza realização de Festas de Aniversário.
  • Atividades que necessitam da autorização dos pais e responsáveis são prerrogativas para participação da criança.
  • Não fornecemos o número do celular da professora e da auxiliar (norma da escola SESC).

6. Conduta de Pais e Responsáveis:

  • Vestimentas: Adentrar a escola com vestimenta adequada ao ambiente.
  • Trânsito: Responsabilidade, paciência e postura compreensiva no trânsito dentro da área da escola, pois trata-se de um espaço educacional na qual nossos exemplos devem contribuir para formação ética e cidadã das crianças.
  • Animais: Evitar trazer qualquer tipo de animal para dentro da escola.
  • Vendas: De acordo com Regimento do SESC é proibido prática de vendas nas dependências da escola bem como no complexo do Balneário.
  • Redes Sociais: Apurar os fatos e notícias que circulam nos grupos de redes sociais antes de propaga-las a fim de evitar transtornos, mal entendidos que podem gerar graves consequências.

7. Perspectivas do Grupo 1:

  • Segurar o lápis;
  • Subir e descer escadas;
  • Comer sozinho;
  • Pentear-se e escovar os dentes sozinho;
  • Gostar de socializar;
  • Começar a se vestir sozinho e aprender a amarrar cadarços;
  • Começar a conhecer mais seu corpo e suas partes;
  • Identificar os gêneros (masculino e feminino);
  • Lembrar-se do seu nome, identificar as cores;
  • Imitar pessoas (gestos e sons);
  • Pode começar a ajudar em pequenas tarefas (juntar os brinquedos, arrumar o próprio lanche).

Fonte: https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/aprendizagem/o-que-as-criancas-de-3-anos-aprendem/

8. Projeto Abordagens Para Prevenção Da Obesidade Nos Alunos da Educação Infantil:

  • Objetivo;
  • AvanSesc;
  • Principais atividades desenvolvidas no Projeto.