Postado: 05/02/2020 | FREDERICO BRAGA DE SOUZA SILVA Objetivo da Educação Infantil: A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 5 anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (LDB, art. 29). 1. Avisos Importantes: Gestora da Escola: Ana Rita Fadel Arruda; Coordenadora da Ed. Infantil: Adriana Teixeira Gomes; Telefone da escola: 2121-536; Apresentação das Professoras; Horários: MANHÃ Entrada: 7h10; Início da aula: 7h20; Saída: 11h20. Obs.: Com tolerância até às 7h30. TARDE Entrada: 13h10; Início da aula: 13h20; Saída: 17h20. Obs.: Com tolerância até às 13h30. 2. Parceria Escola x Família 3. Período de adaptação: Será entregue um informativo com datas e horários diferenciados dividindo a turma em dois grupos; Orientações quanto à mudança de comportamento da criança nesse período de adaptação; Evitar trazer a criança no colo estimular que vá caminhando para sala de aula; Baile de carnaval Infantil: 21/02/2020 na Quadra de Esportes, às 18h. Neste Dia, Não Haverá Aula. 4. Dinâmica de trabalho do professor: Sequência; Projetos; Atividades diversificadas. 5. Orientações Gerais: Plantão Pedagógico Bimestral e Relatório de Observação semestral; Solicitação da presença dos pais em situações específicas; Entrega das crianças para terceiros e saídas antecipadas – informar via agenda, manter os telefones atualizados; Tolerância de 10 minutos de atraso na entrada e saída; Uniforme: Uso obrigatório em todos os dias da semana e devidamente identificados; Materiais de uso diário identificado: Mochila: trazer dentro da mochila a agenda, copo (fazer higiene e troca quando necessário), toalha de rosto para banho, sandália de dedo e um uniforme extra completo, inclusive calcinha e cueca; Lancheira: trazer dentro da lancheira uma toalha pequena para o lanche; (não esquecer de identificar os recipientes de dentro da lancheira); Agenda: – Recados na agenda (devem ser assinados diariamente); – Verificar sempre os avisos, recados ou autorizações; – Preencher e atualizar os dados na agenda; – Ressaltar o termo de compromisso exposto na agenda. Material Escolar- será utilizado para realização das atividades pedagógicas coletivas e individuais desta forma no final do ano será devolvido os materiais de uso individual (tesoura , avental, pastas e livros didáticos); Livros didáticos – ficarão na escola e serão trabalhados de acordo com o planejamento diário e enviados para a casa quando necessário (organização e cuidados com os livros); Atividade para casa – participação e entrega no prazo estipulado; Motivação e estímulo – respeitar o limite da criança, evitar comparações. Oferecer acompanhamento permanente nas atividades e pesquisas enviadas; Educação Física: uniforme (tênis, short e blusa da escola). 1 (uma) aula durante a semana. Inglês: 1 (uma) aula durante a semana. Em caso de doenças (febre, gripe, alergias, etc.) não trazer a criança para a escola. Também não administramos medicamentos. Brinquedos – Orientamos não trazer brinquedos, somente quando forem solicitados e/ou outros objetos que possam prejudicar o desenvolvimento das atividades como: Maquiagens, celulares, joias, livros infantis para pintar e aparelhos eletrônicos. A escola não se responsabilizará pelo extravio dos mesmos. Atraso: Os atrasos serão registrados na agenda, após o terceiro registro no mês corrente o aluno retornará para casa; Atestado Médico: As faltas serão justificadas (e não retiradas) mediante o atestado médico. A Escola não autoriza realização de Festas de Aniversário. Atividades que necessitam da autorização dos pais e responsáveis são prerrogativas para participação da criança. Não fornecemos o número do celular da professora e da auxiliar (norma da escola SESC). 6. Conduta de Pais e Responsáveis: Vestimentas: Adentrar a escola com vestimenta adequada ao ambiente. Trânsito: Responsabilidade, paciência e postura compreensiva no trânsito dentro da área da escola, pois trata-se de um espaço educacional na qual nossos exemplos devem contribuir para formação ética e cidadã das crianças. Animais: Evitar trazer qualquer tipo de animal para dentro da escola. Vendas: De acordo com Regimento do SESC é proibido prática de vendas nas dependências da escola bem como no complexo do Balneário. Redes Sociais: Apurar os fatos e notícias que circulam nos grupos de redes sociais antes de propaga-las a fim de evitar transtornos, mal entendidos que podem gerar graves consequências. 7. Perspectivas do Grupo 1: Segurar o lápis; Subir e descer escadas; Comer sozinho; Pentear-se e escovar os dentes sozinho; Gostar de socializar; Começar a se vestir sozinho e aprender a amarrar cadarços; Começar a conhecer mais seu corpo e suas partes; Identificar os gêneros (masculino e feminino); Lembrar-se do seu nome, identificar as cores; Imitar pessoas (gestos e sons); Pode começar a ajudar em pequenas tarefas (juntar os brinquedos, arrumar o próprio lanche). Fonte: https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/aprendizagem/o-que-as-criancas-de-3-anos-aprendem/ 8. Projeto Abordagens Para Prevenção Da Obesidade Nos Alunos da Educação Infantil: Objetivo; AvanSesc; Principais atividades desenvolvidas no Projeto.